Resumo comparativo sobre os tipos e extensões – Gustavo Simioni, Rafael Rossi

agosto 3, 2020 Off Por Gustavo Simioni

Sabemos que existem muitos formatos de imagem, portanto é importante saber o formato de imagem para ser usado em cada caso, o que cada formato faz e quais as diferenças entre eles.

Toda imagem possui uma qualidade e uma profundidade de cor. Quando a imagem é salva, ela pode ser salva em dois formatos de cor, colour index ou direct colors.

BMP, uma abreviação de bitmap, é um formato simples e um dos primeiros que surgiu, desenvolvido pela Microsoft e IBM. Aceita compressão híbrida, ou seja, aceita o salvamento da imagem sem nenhum tipo de perda como também é indexed (permite que salve de forma que tenha cores já indexadas, limitadas a uma paleta de cor) e direct (salva a imagem dentro de um sistema ilimitado de cores, sem se limitar a uma paleta específica). Outra característica desse formato é que ele preserva todos os detalhes da imagem original, não sofre nenhuma compressão, no entanto é um formato lento para envio de arquivos na internet.

GIF (Graphics Interchange Format) é um formato lossless e indexed only, suporta até 256 cores. Ficou famoso na web por ser muito usado para animações. Na época, foi criado para transmitir imagens na internet com tamanho reduzido sem perder a qualidade, porém por conta de sua limitação na paleta de cores, em 1996 foi perdendo espaço para o formato PNG que suporta milhões de cores. Usa o conceito Data Stream, ou canal de dados que consiste em uma fonte emissora e uma aplicação de destino que faz a apresentação das imagens. A informação que está contida no data stream do GIF é dividida em blocos lógicos.

JPG (Joint Pictures Expert Group) é um formato 24 bits. Enquanto o BMP salva a imagem pixel por pixel, o JPEG é capaz de gerar blocos de pixel com menos informação para armazenar. Por este motivo é um formato universal, amplamente usado na web (principalmente por permitir uma alta taxa de compressão que reduz de maneira considerável o espaço ocupado pelas imagens) e computadores. Uma de suas vantagens é a compressão ajustável, possibilitando a regulagem da relação entre tamanho e qualidade da imagem, porém não é indicado para quem precisa de imagens de alta definição e fidelidade de detalhes. É melhor para imagens realistas, como fotografias do que para imagens de formatos gráficos como ilustrações, pois acentua o contraste entre os pixels por causa da compressão, o que não fica tão evidente em imagens realistas, devido à variedade de cores e tons destas. Pode usar extensões como .jpg e .jpeg, ou em alguns casos .jpe e .jfif.

PNG (Portable Network Graphics) foi criado para substituir o GIF, com uma paleta de cores maior e mantendo a transparência e capacidade de compressão. Possui uma variação (APNG) que suporta animações, mas ainda não é tão utilizada na web como o GIF, por exemplo.O TIFF (Tagged Image File Format) é atualmente controlado pela Adobe e foi criado especialmente para imagens digitais, um dos melhores formatos para trabalhar com softwares de manipulação de imagens. Sua limitação é o tamanho, pois os arquivos costumam ser mais pesados.

Referências

https://neilpatel.com/br/blog/formatos-de-imagem/