Realidade Virtual – Leandro, Lucas e Natali

fevereiro 19, 2020 Off Por Natali

A mistura entre tecnologia e vida real é o que conhecemos como realidade virtual. Esse termo significa “quase realidade”, se refere a um tipo específico de emulação de realidade.

O primeiro uso do termo provavelmente ocorreu em 1938 quando o poeta, dramaturgo, ator e diretor francês Antonin Artaud publicou Le théâtre et son double.  Artaud descreveu o teatro como “a verdadeira virtude”, uma realidade virtual “na qual personagens, objetos e imagens assumem a força fantasmagórica dos dramas internos visionários da alquimia”.

Já na área da tecnologia, o uso do termo “realidade virtual” foi usado pela primeira vez nos anos 80, quando Jaron Lanier, fundador da VPL Research, começou a desenvolver o equipamento, incluindo óculos e luvas, necessário para experimentar o que ele chamava de “realidade virtual. “

Porém, antes disso, os tecnólogos estavam desenvolvendo ambientes simulados. Em 1956, Morton Heileg criou o Sensorama, é um simulador com tela 3D, som estéreo, inclinação do corpo, e sensações como vento e aromas. Foi imaginado pelo seu inventor como uma linha de produtos para o “cinema do futuro”.

Sensorama

Características:

A realidade virtual é implementada usando a tecnologia de computador. Existem vários sistemas utilizados para esse fim, como fones de ouvido, esteiras omnidirecionais e luvas especiais. Estes são usados ​​para realmente estimular nossos sentidos juntos, a fim de criar a ilusão da realidade.

A tecnologia de realidade virtual precisa levar em conta nossa fisiologia. Por exemplo, o campo visual humano não se parece com um quadro de vídeo. Temos (mais ou menos) 180 graus de visão e, embora você nem sempre esteja consciente da sua visão periférica, se ela desaparecer, você perceberá. Da mesma forma, quando o que seus olhos e o sistema vestibular nos seus ouvidos dizem que você está em conflito, pode causar enjoo. Por tantos detalhes, essa tecnologia é mais difícil do que parece.

Exemplo de Aplicação em diversos meios:

Apesar de ser conhecida e sua aplicação mais acessível ser em jogos, pode, também, ser aplicada em diversas outras áreas, como medicina, arquitetura, esportes e artes.

 Seu desenvolvimento é voltado para entretenimento, filmes imersivos e videogames são bons exemplos.

• Jogos – Beat Saber

O jogo Beat Saber é um jogo de ritmo em que seu objetivo é cortar as batidas, essas são representadas por pequenos cubos que vêm em sua direção. Cada batida indica o sabre de luz que deverá ser utilizado, e também a direção que deve ser seguida. Os jogadores praticamente dançam quando estão jogando. A cada corte, ocorre um som e efeitos visuais para destacar o ritmo.

• Engenharia – AutoDesk

O AutoDesk, software para criação de projetos 3D, disponibilizou uma nova forma de apresentar os projetos com a realidade virtual. Isso muda a maneira de projetar, criar e principalmente a experiência.

Exemplo de uso da realidade virtual aplicada no projeto de um automóvel

• Agricultura – Indústria de Laticínios

Uma fazenda russa está colocando óculos de realidade virtual nas vacas para simular um ambiente mais calmo e aumentar a produtividade e qualidade do leite. 

Os óculos foram adaptados a cabeça das vacas e exibem imagens que simulam campos verdes e tranquilos durante o verão. Segundo o ministério da agricultura russo há um grande ligação entre a experiência emocional das vacas e a produção de leite.

Óculos para Realidade Virtual:

O primeiro monitor montado na cabeça (Head-mounted display – HMD) foi criado em 1960 por Morton Heilig. Atualmente existem várias empresas que produzem esse produto, e isso fez com que o custo diminuísse, tornando o produto mais acessível.

• Oculus Rift

Palmer Luckey, desenvolveu um protótipo de HMD que iria transformar o mundo da realidade virtual. O projeto de Luckey foi responsável pelo modelo de óculos para realidade virtual que encontramos no mercado atualmente.

Cinco anos depois, a empresa que fundou, Oculus VR, foi adquirida pelo Facebook pelo valor de 2 mil milhões de dólares. O primeiro óculos Rift foi lançado em 2016 e atualmente a empresa disponibiliza três modelos, sendo o Quest, Rift S e Go.

Óculos Rift


Referências:

https://www.vrs.org.uk/virtual-reality/history.html

https://www.fi.edu/virtual-reality/history-of-virtual-reality

http://web.ist.utl.pt/ist170613/