Ferramentas (Software) para trabalhar com Sons – Felipe José de Paula / Guilherme Bach

março 26, 2019 Off Por bachguilherme

Vídeos, aplicativos, pesquisas por voz, dentre outros tipos de interação com pessoas, tudo está relacionado ao som. Dessa forma, cresce cada vez mais a necessidade de criar um ambiente agradável e funcional para os usuários.

Atualmente temos a nossa disposição, vários softwares que nos permitem gravar, reproduzir e gerar efeitos em arquivos de áudio, assim como, por exemplo, o Sound Forge, Audacity e Ardour.

O Sound Forge possui uma base de recursos ampla e o que é melhor é que são simples de compreender, mesmo para os iniciantes. Ou seja, os recursos são complexos, mas a aprendizagem é boa, de maneira que não há necessidade de muito conhecimento técnico.

Esse editor de áudio é indicado para editar gravações em MP3, gravar áudios, mixar, masterizar, Inserir efeitos sonoros. Além disso, ele possui a possibilidade de importar e exportar áudios e tem plug-ins nativos que ajudam a melhorar a qualidade das suas edições.

O Audacity também conta com versões para o Windows e faz bastante sucesso no sistema operacional da Microsoft. No Linux não seria diferente, pois aqui estão reunidos recursos bem interessantes em um visual limpo e acessível, apesar de não ser tão avançado quanto outros nomes desta lista.

Aqui, porém, você encontra ferramentas para capturar áudio, pode importar arquivos de seu computador, manipula tudo em um ambiente multifaixa, determina a qualidade do som, aplica efeitos para redução de ruído e muito mais. Enfim, a fama que precede este aplicativo não é à toa.

Quem preferir, pode usar os inúmeros atalhos de teclado oferecidos pelo Audacity. Ele também tem suporte para plugins e para módulos experimentais que incrementam as suas funções. Para completar, há ainda inúmeros perfis de efeitos a fim de aprimorar a sua edição.

O Ardour é uma plataforma completa para a manipulação de arquivos de áudio. Ele trabalha com isso em todos os seus estágios, ou seja, captura, edição e mixagem, oferecendo um ambiente amplo e bem organizado, repleto de ferramentas que colocam os detalhes todos em suas mãos.

Além disso, você pode importar áudio ou arquivos MIDI ou então plugar um teclado ou mesmo um microfone ao PC para abastecer o Ardour de conteúdo. O programa se autoproclama indicado para músicos, engenheiros de som, editores de trilhas sonoras e compositores.

Seu visual multifaixa colabora ainda mais para uma ótima experiência de uso. Além disso, o Ardour tem suporte para plugins e trabalha, inclusive, em conjunto com mesas físicas de controle de som. Ou seja, uma solução completa, gratuita e eficiente.