Comportamento (DOM) – Modelo eMAG por Chrystian, Guilherme, Leonardo e Osnei

março 10, 2020 Off Por Chrystian Felipe Freitas

O HTML é uma linguagem de hipertexto e marcação, e esta é sua principal característica, o que a torna tão poderosa para desenvolvimento de sites. As marcações são inseridas nos textos, porém para os olhos dos leitores elas são invisíveis, pois sua principal finalidade é de passar instruções ao navegador para que o mesmo possa renderizar uma página.

Todas as marcações são realizadas pelas tags que em geral são estruturas de linguagem de marcação que contém instruções. Essas tags são essências para deixar os sites mais acessíveis para todos, porque por mais que elas sejam invisíveis para usuários comuns, elas podem ser lidas e interpretadas por softwares dedicados e transmitidas em forma de informação para pessoas com deficiência. Então para garantir um melhor alcance do seu site ou sistema e uma melhor experiência para os usuários, os desenvolvedores têm que levar em consideração uma série de padrões e boas práticas na marcação do texto utilizando HTML, pois sites mal estruturados não podem ser 100% lidos por esses softwares dedicados tornando o conteúdo do seu site ou sistema inacessível para pessoas portadoras de alguma deficiência.

Os navegadores interpretam essas instruções e a partir disso renderizam uma pagina. Se alguma instrução estiver fora do padrão, softwares de leitores de tela html, que reproduz essa linguagem e reproduz em forma em voz, libras ou algum outro tipo de comunicação, não irá conseguir traduzir, assim perdendo a acessibilidade fazendo com que o seu site não seja acessível para todos.

Então, precisamos usar de formar certa a utilização das tag, que são como delimitadores de estilo ou de conteúdo, ou seja ela agrupa os conteúdos de acordo com o tipo, forma e formatações e com isso outras linguagem como por exemplo CSS podem aplicar estilizações a este conteúdo, tornando acessível para todas pessoas.

As tags também são responsáveis por criar elementos nas paginas web com a função de organizar, identificar e limitar o conteúdo de uma pagina. Cabe então ao Browser reconhecer esses elementos, e renderizá-las apresentando seu conteúdo aos usuários. Caso esteja de forma incorreta, o navegador não irá conseguir ler a página de forma com que os softwares de acessibilidade percam sua utilidade.

Portanto, na programação e na criação de páginas WEB as tags no HTML são essenciais e de grande importância, o código deve ser bem organizado em sua maneira e de forma semântica e lógica, assim seu uso deve se dar de forma correta, com isso irá conseguir valorizar em muito o seu site, desta forma os conteúdos dispostos devem ser acessíveis. Através das tags é que serão classificados os tópicos do site desenvolvido e assim juntando com os diferentes e diversos conteúdos que serão agrupados na página de forma temática e organizada. Com isso deve ser aplicado boas práticas ao desenvolvimento com garantias que as funcionalidades desenvolvidas, gerando documentos que estejam acessíveis as tecnologias assistivas, não esquecendo que a navegação seja realizada por meio do teclado, sendo desta forma acessível a todas as pessoas, incluindo as que possuam deficiências.

Referências:
https://medium.com/@junioralves_11958/o-que-s%C3%A3o-tags-do-html-e-qual-a-sua-import%C3%A2ncia-cadc13b00742