Multimídia em Lugares Públicos – Eduardo Soares, Matheus Gomes, Nicolas Brygola

março 6, 2020 Off Por Nicolas Brygola Santos

O que define um espaço público? É um lugar onde sua experiência sofre mudanças conforme tem participação do público. Os designs atraem pessoas, encorajam novas experiências, exigem ações pessoais, até mesmo quando é usado apenas como parte da jornada para outro destino. Será que temos os mesmos resultados sociais usando mídias eletrônicas para atração de um público maior? Será que os resultados serão melhores, piores ou iguais?

Existem maneiras onde aplicações multimídia se encaixam em ambientes públicos. Às vezes o acesso a um banco de dados multimídia pode trazer um contexto importante para uma exibição, ou evento que requer a participação de múltiplos usuários atuando em conjunto. Ou uma apresentação interativa em uma grande tela, que pode resultar em uma experiência interessante e animada para grupos de pessoas.

Nosso espaço público abrange hotéis, terminais, estações de trem, parques, museus, bibliotecas, lojas, outlets, restaurantes, e diversos outros lugares. Os sistemas multimídia estão tão presentes no nosso cotidiano que fazemos uso deles sem perceber: seja um carro de som, um outdoor, telas de televisão reproduzindo algum vídeo de demonstração em uma loja, entre outros. Os produtores de conteúdo multimídia precisam pensar como o público para encontrar a melhor estratégia para seguir, a fim de obter o impacto esperado. Eles precisam explorar as considerações que surgem quando nossa mente, tecnologia e ambiente interagem entre si, precisam observar e analisar a reação do público com dita tecnologia, para aperfeiçoar os resultados

Uma das maiores dificuldades da evolução da tecnologia é a acessibilidade absoluta. O sonho e um dos maiores objetivos das grandes corporações do ramo tecnológico é fazer com que computadores e ferramentas estejam disponíveis para a população em sua integridade, e uma forma de caminhar nesta direção é inserindo máquinas computadorizadas em lugares públicos, pois isso permite que a ágil e ampla expansão tecnológica seja bem recebida pelo setor comercial e público municipal. “Ensino” é a transferência de informação de uma entidade original para outra, e instalações interativas pode aprimorar o campo educacional e o unir com a tecnologia avançada.

Com um domínio tecnológico, mais pessoas terão afinidade com o progresso do ramo da tecnologia, e prepararão as novas gerações a estudarem e resolverem problemas complexos, com o uso de softwares e sistemas especialistas usados para a análise de grande quantidade de dados, textos, imagens e outros tipos de informação, mesmo em lugares como aeroportos ou rodoviárias..

Além de atiçar o desenvolvimento de uma grande gama de diferentes tipos de mídias (multimídias), o ambiente público pode estimular diversos avanços de hardware e de software. O primeiro sendo na área de grandes telas e sistemas de projeções em múltiplas telas. A grande escala e grande interesse nesses ramos levam ao uso inovador de tecnologias, que por sua vez leva à necessidade de melhorias.

Ambientes abertos e/ou públicos são capazes de suportar os hardwares e softwares requisitados para esses tipos de instalações, e graças a isso, museus e outros lugares com certo teor histórico são lugares perfeitos para estabelecer centros de multimídia, onde os visitantes podem experienciar a computação multimídia pela primeira vez. Antes da popularização de computadores pessoais, foi comum centros de computação em espaço aberto ao público, em museus, nos anos 70. De forma parecida, esses centros de tecnologia multimídia permitirão que uns grandes e vastos grupos de pessoas possam trabalhar com imagens, sons e textos controlados por computadores.

REFERÊNCIAS:

1. Sistemas Multimídia – Aula 05 – As Plataformas (Ambientes e Configurações)

2. Role of Multimedia in Today’s Society Information Technology Essay

3. Sistemas Web e Multimídia Interativos

4. Multimedia in Public Space

5. Explain applications of multimedia for entertainment, education and health science

6. Multimedia Hall opened in National Museum of Kazakhstan