Características do som – Carlos e Danilo

março 26, 2019 Off Por carlos.psycou

SOM: é a sensação produzida no ouvido pelas vibrações de corpos elásticos. Uma vibração põe em movimento o ar na forma de ondas sonoras que se propagam em todas as direções simultaneamente. Estas atingem a membrana do tímpano fazendo-a vibrar. Transformadas em impulsos nervosos, as vibrações são transmitidas ao cérebro que as identifica como tipos diferentes de sons. Consequentemente, o som só é decodificado através do cérebro. (MED, 1996, p. 11).
As quatros características do som: intensidade, altura, duração e o timbre, são as qualidades fisiológicas do som e estão relacionadas à nossa percepção das ondas sonoras, agora vamos falar um pouco das quatros características.
O som é produzido por corpos quando colocados em vibração. Essa vibração transfere-se no ar de molécula a molécula até alcançar nossos ouvidos. As principais características do som são: intensidade, timbre e altura.
A intensidade é uma característica do som que está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas. Essa propriedade do som é provocada pela pressão que a onda exerce sobre o ouvido ou sobre algum instrumento medidor da intensidade sonora, como um decibelímetro ou um dosímetro. Quanto maior a pressão, maior será a intensidade medida por esse aparelho. A intensidade sonora é medida em bel, em homenagem ao cientista inglês Graham Bell. Contudo, utiliza-se com mais frequência um submúltiplo dessa unidade: 1 decibel = 1 dB = 0,1 bel.
A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. Geralmente, os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina, respectivamente. Essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora. Um som com baixa frequência é dito som grave e o som com altas frequências é dito som agudo. Dessa forma, podemos concluir que a voz masculina tem menor frequência que a voz feminina. Na linguagem técnica ou musical, dizemos que o som grave é baixo e o agudo é alto, assim sendo, concluímos que no cotidiano os termos alto e baixo, referentes à intensidade do som, são aplicados erroneamente e, por essa razão, devem ser evitados.
O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras produzidas por eles possuem formas diferentes.
Duração é a característica do som mais auto explicativa. É bastante óbvio que quando falamos da duração do som estamos nos referindo ao tempo que determinado som perdura, que pode ser por maior, menor ou até mesmo infinito.
Os ouvidos humanos são tão sensíveis às características dos sons sendo capazes de detectar e distinguir os sons pelas diferenças de altura, Intensidade e O timbre.
Observações:
a) Todo e qualquer som musical tem, simultaneamente, as quatro propriedades.
b) Para o Europeu, a mais importante característica do som musical é a altura.
c) Até o século XI a altura era a única característica grafada. No século XII inicia-se a definição da duração. O timbre começa a ser indicado a partir do século XVI e a intensidade a partir do século XVII.

S