Recomendações de Acessibilidade – Marcação – Amanda, Gabriela, Gustavo T. e Mateus L.

março 10, 2020 Off Por Gabriela Carolina Cavalheiro

Camadas de um documento Web

Recomendação 1 – Respeitar os padrões de desenvolvimento web:

É essencial que desenvolvedores respeitem os padrões do W3C (World Wide Web Consortium) para maximizar a compatibilidade com atuais e futuros agentes que possam interagir com o documento que utiliza linguagens de marcação como o HTML ou XHTML, indexadores, leitores de páginas web, dispositivos móveis, entre outras aplicações levam em conta o DOCTYPE e a semântica dos documentos web. É ideal também utilizar as camadas da aplicação para o objetivo que foram contruídas, para a estrutura são utilizados HTML e XHTML, para apresentação visual é utilizado o CSS e para adicionar interações dinâmicas é utilizado o JavaScript.

Recomendação 2 – Organizar o código HTML de forma lógica e semântica:

As tags devem ser utilizadas de forma adequada para o entendimento semântico do documento, tags como H1, H2, H3 são utilizadas para representar cabeçalhos, títulos e subtítulos, para listas ordenadas e não ordenadas utilizamos as tags ul, ol e dl, para os textos que deverão ganhar notoridade podemos utilizar o strong, code, abbr, blockquote. Separar as sessões de conteúdo com section entre outras boas práticas e padrões são essenciais para que estilizadores e visualizadores possam renderizar o conteúdo de forma correta, leitores de texto para cegos possam identificar o tipo do conteúdo e etc.

Recomendação 3 – Ordenar de forma lógica e intuitiva a leitura e tabulação:

Ordenar de tal forma que, sem redundância no código, como o tabindex, deixar tudo em sua devida ordem, uma abaixo da outra, para que, apertando a tecla TAB, siga de item em item. Esse atalho é bem útil, apesar de alguns usuários não saberem usar ou se tiverem dificuldades motoras.

Recomendação 4 – Disponibilizar todas as funções da página via teclado:

As funções em Java deverão estar acessíveis via teclado, não fixando os elementos na página, para que o usuário tenha a liberdade de navegar por tudo. Quanto as funções específicas de mouse, é possível usar a sua função equivalente, do teclado, como: onclick do mouse equivale ao onkeypress do teclado. Mas há funções que não possuem equivalentes, como o duplo click, podendo permitir que se utilize o ENTER do teclado, como alternativa.

Recomendação 5 – Fornecer âncoras para ir direto a um bloco de conteúdo:

Âncoras devem ser fornecidas em um menu de acessibilidade, apontando para links relevantes presentes na mesma página possibilitando ir ao bloco de conteúdo desejado. Os links devem ser colocados em lugares estratégicos da página, e podem ser disponibilizadas atalhos por teclado utilizando o atributo accesskey. As dicas de atalhos presentes do menu de acessibilidade não devem possuir o atributo accesskey pois não pode haver repetição do mesmo accesskey em uma página. As dicas dos principais atalhos do sítio devem ser disponibilizadas no menu de acessibilidade, de forma oculta ou não. Além disso, todas as dicas de atalhos devem estar presentes na página sobre a acessibilidade do sítio.

Recomendação 6 – Não utilizar tabelas para diagramação:

As tabelas devem ser utilizadas apenas para dados tabulares e não para efeitos de disposição dos elementos na página. Para este fim, utilize as folhas de estilo.

Recomendação 7 – Separar links adjacentes:

Links adjacentes devem ser separados por mais do que simples espaços, para que não fiquem confusos, em especial para usuários que utilizam leitor de tela. Para isso, é recomendado o uso de listas, onde cada elemento dentro da lista é um link. As listas podem ser estilizadas com CSS para que os itens sejam mostrados da maneira desejada, como um ao lado do outro, por exemplo. Caso os links estejam no meio de um parágrafo, pode-se utilizar vírgulas, parênteses, colchetes, etc., para fazer a separação.

Recomendação 8 – Não abrir novas instâncias sem a solicitação do usuário:

Não deverão ocorrer mudanças substanciais em uma página. Assim, não devem ser utilizados:

• Pop-ups

• A abertura de novas abas ou janelas

• O uso do atributo target=“_blank”

• Mudanças no controle do foco do teclado

Entre outras, que não tenham sido solicitadas pelo usuário.

Tutorial para iniciantes em HTML5 e CSS3 10 – W3C e validando seu código