Imagem de Vídeo, Realidade Virtual e Imagens com Interação (Action Spots)
março 12, 2019Por Danilo Kuchiniski e Carlos Eduardo
Vídeo é um sistema de gravação e reprodução de imagens acompanhadas ou não de sons. Existem diversos formatos de vídeo, exemplos: VHS, betamax, DVD, MPEG-4. A qualidade depende do método de captura e tipo de armazenamento. Os vídeos que permitem capturar sequencias inteiras em tempo real, são chamados vídeo grabbers.
O processo de formação de imagem é associado aos fatores de iluminação,
das características de cena e sistema ótico. Então, o processo de aquisição da imagem se dá através da conversão de uma cena tridimensional em uma
imagem bidimensional. Para gerar uma imagem de alta resolução com base em uma sequencia necessita que as imagens sejam retificadas, depois se cria uma nova imagem com uma precisão maior.
A realidade virtual teve suas primeiras pesquisas na década de 70, mas no ano de 1980 Jaron Lanier apresentou simulador que foi compartilhado com vários usuários simultaneamente.
O conceito de realidade virtual é o uso de alta tecnologia para convencer o
usuário de que ele se contra em outra realidade, provocando o seu
envolvimento por completo. Podemos dizer que a realidade virtual é um
espelho da realidade física. A realidade virtual pode ser aplicada:
• Jogos e entretenimento.
• Comunicação à distância, com aplicações para a educação.
• Simulação e treino de pilotos de avião.
• Teleconferência (prevenção humana virtual).
• Arquitetura e urbanismo, interação e imersão em espaços arquitetônicos.
• Segurança Pública (Treinamento de Militares).
• Tratamento de transtorno do pânico, agorafobia e outras fobias.
Os principais dispositivos de realidade virtual disponível hoje são: Sony
Playstation VR, HTC Vive, Óculos Rift, Magic Leap One, Google Daydream
View, Samsung Gear VR.
Podemos conceituar interatividade como a possibilidade de ter acesso aos
objetos pela livre circulação, permitindo a manipulação dos mesmos. A imagem interativa pode ser definida como um espaço virtual, formado por imagens, sons e textos que promove um dialogo interativo baseado na ação do receptor. Assim ocorre um conjunto de interações entre homem e máquina explorando potenciais reações de comportamento do receptor diante das opções apresentadas. Estas ações determinam modificações no fluxo da imagem que produzem outras sequencias de imagens, sons e textos.
A imagem interativa pode ser considerada um intertextos, podendo incluir diferentes linguagens seja verbal, visual ou sonora. Uma imagem interativa então é um dialogo reciproco entre obra e receptor, normalmente acontece em tempo real. Dessa forma, a imagem interativa pode nos proporcionar a simulação do que é real num processo continuo. A imagem passou a ser “viva”.
Uma imagem interativa pode ser dividida em três tipos: imagem reativa- a partir da interação do receptor a imagem passa a ser animada ou por meio de um clique pode liberar uma fala ou constituir um link de hipertexto; imagem evolutiva- a imagem muda sua característica (cor, elemento) como um quebra cabeça, é dinâmica, o receptor manipula a imagem; e a imagem simulada – pode-se dizer que é o ápice da interatividade, onde o receptor participa da narração fazendo a imagem evoluir, o receptor se desloca por hiperimagens da mesma forma que os hipertextos, sendo a imagem o texto construindo então uma semântica da interação de ordem sensor motor.
Disponível em:
https://conceito.de/video
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ciencia-e-
saude/2018/01/11/internas_cienciaesaude,737772/realidade-virtual-o-que-e-
como-funciona-e-para-que-serve.shtml
http://www2.fct.unesp.br/pos/cartografia/docs/teses/d_almeida_ll.pdf
http://www.hipertextus.net/volume2/Maria-Rosario-Ferraz-SAILLER.pdf
https://www.infoescola.com/tecnologia/realidade-virtual/
http://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/bitstream/handle/set/395/REALIDADE
%20VIRTUAL.pdf?sequence=1