Onde Utilizar Multimídia – Escolas/Educação por Chrystian, Guilherme, Leonardo e Osnei.

fevereiro 19, 2020 Off Por Chrystian Felipe Freitas

A utilização de eyetracking no recurso pedagógico com crianças com altismo.

Desde a invenção do quadro negro, passando pela chegada do projetor de transparências, da fotocopiadora e do videocassete, o foco da tecnologia em sala de aula vinha sendo a apresentação da informação. No século 21, em razão da disseminação de computadores e de programas interativos, o desafio agora é outro: como acessar a informação.

POR QUE a tecnologia hoje é cada vez mais importante na educação?

A tecnologia está mudando a forma como produzimos, consumimos, nos relacionamos e, até mesmo, como exercemos a nossa cidadania. Agora é a vez de transformar também a maneira como aprendemos e ensinamos.

Quando os computadores chegaram às escolas, nossa intenção era educar para o uso das tecnologias. Hoje usamos as tecnologias para educar.

O que está POR VIR?

As inovações tecnológicas estão presentes em todos os setores da sociedade e com a educação, no ambiente escolar não poderia ser diferente. A tecnologia no setor educacional tem muita importância, neste texto vai ser exposto uma delas. O presente trabalho apresenta uma das tecnologias utilizadas que é o Eye-Traking, em resumo ele serve para capturar o movimento do olho, bem como sua posição, entre outras. É possível obter os dados de estudos realizados por experimentos, através de etapas, e por consequência pode ser obtido com estudos e referenciais teóricos a melhor maneira de como melhorar a forma de ensino.

Neste texto será explanado sobre a tecnologia empregada no meio escolar, tendo como base a dissertação realizada por Thais Angélica Castanho sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse é um tipo bastante complexo de autismo. Apresenta como sintomas dificuldades de se comunicar, de se relacionar entre outros comportamentos limitados. O objetivo era avaliar a aprendizagem dos alunos com o auxilio do Eye-Tracking. Com o uso desta metodologia seria possível examinar a atividade que o aluno realiza e assim poder ser incluído o efeito do aprendizado no processo.

Foi realizado vários referenciais e o uso de estratégias para o estudo, para ser obtido a resposta da aplicação desta tecnologia com as crianças com o Transtorne de Espectro Autista. E com o resultado da aplicação do Eye-Tracking pode ser analisado o desenvolvimento da criança.

Para tanto a tecnologia empregada para o referido estudo foi preparada para captura do movimento ocular, com dados empregados através da disponibilização de um software. Este software disponibilizou informações para o tempo bem como para a pontuação que a criança conseguisse obter em cada etapa a qual fosse importante para o estudo.

Deste estudo foi apurado que as crianças apresentaram intensificação cognitiva de seus esforços, o qual foi muito difícil para eles. Também em relação aos pictograma, o qual mostrava um maior extensão, nesses havia um retorna com mais frequências das crianças. Mas o principal centro de interesse nas fixações capturado foi as que continham imagens com objetos de seus familiares.

Assim o que foi observado neste estudo, o padrão que foi reconhecido como sendo de alterações visuais, alterações neuropsicológicas nas crianças, sendo que isso apresentou dificuldade em vedar o comportamento, essas alterações apresentam um ausência de empatia. Com este estudo, essas informações obtidas através do Eye-Tracking podem vir a ajudar no crescimento de ações com maior resultado para este conjunto de pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista.

Referências :

http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3791/1/PG_PPGECT_M_Castanho%2C%20Tha%C3%ADs%20Ang%C3%A9lica_2018.pdf

https://porvir.org/especiais/tecnologia/