O que é mineração de Bitcoin?

O que é mineração de Bitcoin?

novembro 9, 2022 Off Por sistemasmultimid-admin

É a principal forma de obter bitcoin sem ser recebido através de uma transação, é através da mineração.

Fazendo uma comparação com o ouro, nós temos duas formas de obtê-lo, uma é indo ao ourives e comprar, a outra seria encontrando o ouro na natureza, como aconteceu no Brasil há muitos anos atrás, na Serra Pelada. E a mineração seria a forma que “encontramos o ouro na natureza”.

Minerar Bitcoin é o ato de dispor energia computacional para realizar os cálculos necessários para incluir um novo bloco na blockchain.

Com a mineração, novas unidades da moeda são criadas a partir do esforço computacional de um hardware de computador do minerador, descentralizando a função de emissão de unidades, em que nas moedas fiduciárias compete ao banco central essa decisão.

A mineração é a forma de encontrar uma solução de um problema matemático contido no bloco do Bitcoin, que é descobrir um número inteiro de 4 bytes, conhecido como “nonce”, que irá resolver a uma desigualdade expressa em função.

O minerador irá descobrir a solução do bloco por meio de tentativa e erro, então múltiplas tentativas serão realizadas até a solução ser encontrada. Vale ressaltar que quanto maior o poder computacional do minerador, mais rápido será resolvido o problema. Apesar de ser complexo o computador encontrar uma solução para o problema matemático, depois que ele encontra a solução, é fácil validar se aquilo está correto ou não.

A condição de desigualdade é definida considerando-se o target difficulty, que é ajustado pelo algoritmo do bitcoin para garantir que apenas um bloco de transações válidas seja adicionado à blockchain a cada aproximadamente 10 minutos.

Esses blocos que são minerados servem para registrar as transações realizadas na blockchain e os mineradores realizam a validação das informações contidas no bloco. O primeiro minerador que encontrar a solução do problema matemático do bloco é recompensado com uma quantidade da moeda, que atualmente é de 6,25 BTC, chamado de coinbase, além das taxas das transação contidas no bloco que ele minerou.

O valor da recompensa ao minerador não é fixo, em 2009 o minerador recebia 50 bitcoins ao minerar o bloco, no entanto, existe o halving. O halving nada mais é que a redução de 50% da quantidade de recompensa dada ao minerador, ela ocorre quando são minerados 210.000 blocos, acontecendo aproximadamente a cada 4 anos.

Devido ao halving, só será possível minerar todos os bitcoins (21 milhões de unidades) em 2140, tornando o ativo escasso e cada vez mais valioso.

E você deve estar se perguntando, mas quando todos os bitcoins forem minerados, os mineradores deixarão de existir e a rede do bitcoin não irá mais funcionar, certo? Errado! Os mineradores ainda receberão as taxas que são cobradas nas transações, mais ou menos igual ocorre hoje nas transações que envolvem cartão de crédito, por exemplo.