Multimídia nas Escolas e Educação – Felipe e Guilherme

fevereiro 20, 2019 Off Por bachguilherme

Plickers – Um novo modo de aprender – Por Felipe José de Paula e Guilherme Rutcoski Bach

Quando um professor faz uma pergunta à turma, a pesquisa sobre as melhores práticas na educação diz que todos os alunos devem ter a chance de participar do material, não apenas os poucos alunos que levantam as mãos. O Plickers ajuda os professores a envolver cada aluno no aprendizado e fornece aos professores um feedback imediato sobre como os alunos estão se saindo em sala de aula – estejam ou não “entendendo”. Em vez de esperar pelos resultados do teste da unidade intermediária ou do final da unidade, o professor pode ver quando os equívocos do aluno surgem e resolvê-los mais cedo ou mais tarde.

Caso você seja um tipo de professor que tem problemas para chamar a atenção dos seus alunos, é interessante começar a repensar seus métodos de ensino. Se considerarmos que os jovens estão ficando cada vez mais independentes e tem o mundo à palma da mão, não é incomum percebermos que facilmente o professor poderá ser, de certa forma, ignorado dentro de sua sala de aula com a falta de atenção.

Mas e se usarmos a tecnologia a seu favor? Ferramentas como o Plickers permitem a interação entre professor e aluno através do smartphone, tornando possível desviar a atenção dos aprendizes para a aula de modo divertido e muito mais eficiente.

Com o Plickers, ou outras ferramentas similares, é possível saber em tempo real qual a quantidade de acertos e quem acertou ou errou uma pergunta. Assim as aulas podem ficar mais interessantes principalmente para aqueles que não desgrudam do celular por nada.

Plickers nasceu de uma crença compartilhada de que os professores não deveriam ter que ensinar cego, os dados não precisam ser esmagadores, e os alunos não deveriam ter medo de estar errados. Eles acreditam que o aprendizado profundo pode acontecer quando medimos nosso progresso e usamos os dados como ponto de partida, não apenas como uma métrica final.

Plickers (“clickers de papel”) foi concebido para ser uma maneira de os professores do ensino fundamental e médio usarem sistemas de resposta remota “clicker” que são populares em palestras universitárias em suas próprias salas de aula. Esses sistemas clicker são ótimos para fornecer feedback para os professores, mas são caros: milhares de dólares para apenas um conjunto de sala de aula. Os sistemas Clicker também são difíceis de manter; controles remotos quebrados são difíceis de substituir, baterias freqüentemente acabam em classe, etc.

O Plickers fornece uma solução mais fácil e gratuita – em vez de ter clickers remotos, os alunos simplesmente seguram os cartões Plickers com formas exclusivas. 

Basicamente aplicativo funciona através da câmera do seu smartphone. Inicialmente é necessário ter impresso os Plickers com possíveis respostas que serão interpretadas pelo aplicativo. Cada impressão contém um código diferente para uma mesma resposta onde a rotação do plicker determina se a letra da resposta é A, B, C ou D, o que torna mais difícil “copiar” as afirmações de um colega. Ao mostrar a impressão com o código contendo a resposta para uma determinada pergunta, o professor ou palestrante aponta a câmera do celular que reconhecerá os códigos mostrados por cada integrante da turma. Feito o reconhecimento dos QR codes, é possível obter os resultados imediatamente e visualizar o desempenho individual dos participantes com ranking de colocação e muito mais.

A tecnologia vem crescendo constantemente e é natural que ela invada os mais diversos setores sociais. Desta forma precisamos nos adaptar constantemente e descobrir novos métodos para conviver com ela. O Plickers é um desses métodos que, além de eficaz, também é divertido e estimula a competitividade saudável.

Utilizado o recurso Drag Text

Referência: https://medium.com/@jordantheleast/designing-for-learning-v3-plickers-4b586d0fb845