Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (EMAG) – Multimídia – Leandro, Lucas e Natali

março 10, 2020 Off Por Natali

O Governo Federal promove a inclusão social, entre os objetivos dessa inclusão está o uso adequado da tecnologia. O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (EMAG) busca ser o norteador no desenvolvimento e adaptação de conteúdo digital.

O EMAG inclui recomendações sobre:

  • Marcação
  • Comportamento (DOM)
  • Conteúdo/Informação
  • Apresentação/Design
  • Multimídia
  • Formulário

Nesse post falaremos sobre as 6 recomendações sobre multimídia, sendo que  na versão para consultoria pública disponibilizada pelo governo as recomendações sobre esse tema iniciam na recomendação 30 e seguem até 35.

Recomendação 30 – Fornecer alternativa para vídeo:
Propõe que deve ser disponibilizada alternativa sonora ou textual para vídeos que não possuem áudio. Já no caso de ser um vídeo com idioma da página, visando que páginas são criadas por pessoas e empresas de diversos países, deve-se fornecer legendas com o idioma.

Além de apresentar alternativas entre textos e legendas, há a possível e desejável opção de apresentar a alternativa na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Exemplo 1: um vídeo mostra em etapas o processo de produção de uma peça de roupa. Uma alternativa inclusiva seria  mostrar as etapa, enumerá-las durante o vídeo e disponibilizar material em texto descrevendo-as.

Exemplo 2: um vídeo mostra as etapas do preparo de um bolo, durante o vídeo é falado a quantidade de ingredientes acrescentada e o passo a passo da receita. Para que se torna inclusivo, deve-se apresentar legendas durante o vídeo falando do ingrediente em questão. Além disso, pode ser adicionado a descrição do vídeo a as etapas para que a receita seja feita e todas as medidas de todos os ingredientes.

Recomendação 31 – Fornecer alternativa para áudio:
Fornecer transcrição para áudios, e gerar a alternativa em texto, são alternativas importantes para pessoas com deficiência auditiva.

Exemplo: Disponibilizar opção de texto para pessoas com deficiência auditiva que gostariam de saber qual o assunto discutido em um podcast.

Recomendação 32 – Oferecer legendas para mídia ao vivo:
Conteúdos de mídia ao vivo podem oferecer mídia sincronizada.

Além da legenda onde está sendo citado o que certa pessoa está dizendo, poderia acrescentar o que está acontecendo no vídeo. A primeira opção diz a respeito de pessoais com deficiência auditiva, já a segunda é sobre pessoas com deficiência visual. Um exemplo da segunda opção seria descrever a cena, tomemos como exemplo a cena de uma discussão entre duas pessoas em uma sala “a mulher anda pela sala enquanto o homem está sentado em uma poltrona”.

Recomendação 33 – Oferecer áudio-descrição para vídeo pré-gravado:
Conteúdos visuais que não possuem uma faixa de áudio disponível devem disponibilizar um áudio-descritivo.

Recomendação 34 – Oferecer controle de áudio para som:
Oferecer mecanismo para pausar, silenciar ou ajustar o volume de qualquer som que se reproduz automaticamente na página.

Recomendação 35 – Fornecer controle de animação:
Oferecer mecanismo para animações que se iniciam automaticamente na página, incluindo as opções pausar, parar ou ocultar tal animação.





Referência:
http://emag.governoeletronico.gov.br/
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252006000100008