Imagens – Cores por Chrystian, Guilherme, Leonardo e Osnei

agosto 2, 2020 Off Por Chrystian Felipe Freitas

Cor é a frequência de uma onda de luz dentro da faixa estreita do espectro eletromagnético ao qual o olho humano responde. O espectro eletromagnético é o intervalo de todas as possíveis ondas da radiação eletromagnética e se estende desde as ondas de baixa frequência, ondas de raio, até as de maior frequência como as da radiação gama.

O espectro eletromagnético visível são as ondas que podem ser percebidas pelo olho humano e aquelas cujas frequências são localizadas entre o infravermelho e o ultravioleta. As cores visíveis dentro do espectro eletromagnético visível são: vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta.

A percepção das cores pelo olho humano se dá pelo fotorreceptor chamado de cone, existem três tipos de cones no olho humano e cada um deles é capaz de perceber uma das seguintes cores: vermelho, verde ou azul. No olho humano existe ainda outro fotorreceptor chamado de bastonete, responsável por detectar os níveis de luminosidade e pela formação de imagens em preto e branco. Estes fotorreceptores são células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro um impulso nervoso correspondente à qualidade dessa luz.

Os olhos são sensíveis à luz vermelha, verde e azul, e ajustando combinações dessas três cores, o olho e o cérebro interpolam as combinações de cores intermediárias para gerar uma nova cor, ou seja, se você estiver vendo uma Laranja, na verdade o que seu cérebro está fazendo é a combinação de duas cores primárias, verde e vermelho, e não a real frequência da cor da laranja. Caso essa cor tivesse um pouco mais de frequência da cor verde, a cor que você veria seria a amarela.

Embora o olho perceba cores com base em vermelho, verde e azul, na verdade existem dois métodos básicos para produzir cores: aditiva e subtrativa.

Aditiva: São cores primárias da luz, chamadas aditivas porque a soma dessas três cores resulta na luz branca. A síntese aditiva também pode ser chamada de sistema RGB (do inglês red, green e blue).

Tríade Subtrativa: magenta, amarelo e ciano. São as cores secundárias da luz, as quais são obtidas mediante a mistura de cores da tríade aditiva:

  • Vermelho + verde = Amarelo
  • Vermelho + azul = Magenta
  • Verde + azul = Ciano

São chamadas subtrativas em virtude de a mistura das cores primárias resultar no preto, ou seja, ausência de luz.

A síntese subtrativa também pode ser chamada de sistema CMYK (do inglês cyan, magenta, yellow. A letra K representa o preto).


Metodologias são utilizadas para especificar as cores em termos computacionais, alguns exemplos dessas metodologias : RGB, HSB, HSL, CMYK.

O RGB normalmente utiliza 24 bits de memória para especificar as cores, você consegue definir as cores utilizando as quantidades de vermelho, verde e azul (RED, GREEN, BLUE), e a mistura delas origina em uma nova cor. Para cada cor primária é utilizado um intervalo de 0 a 255 (8 bits), totalizando 24 bits (8+8+8 = 24). Com 24 bits conseguimos obter uma combinação de milhões de cores (256 × 256 × 256 = 16,777,216). Essas cores podem ser representadas também em hexadecimal, onde 2 números em hexadecimal representam uma cor (16×16 = 256), ou seja 6 dígitos são necessários para definir uma cor. Assim,  você pode especificar verde puro como #00FF00, onde não há vermelho (o primeiro par é # 00), há um máximo de verde (o segundo par é #FF) e não há azul (o último par é # 00). O número sinal (#) especifica o valor como hexadecimal.

No HSB (matiz, saturação, brilho) e HSL (matiz, saturação, modelos), você especifica matiz ou cor como um ângulo de 0 a 360 graus em uma roda de cores e saturação, brilho e luminosidade como porcentagens. Saturação é a intensidade de uma cor. Com 100% de saturação, uma cor é puro; com saturação de 0%, a cor é branca, preta ou cinza. Leveza ou brilho é a porcentagem de preto ou branco misturada com uma cor. UMA a luminosidade de 100% produzirá uma cor branca; 0% é preto; o puro a cor tem uma luminosidade de 50%

O modelo de cores CMYK é menos aplicável à produção de multimídia. É usado principalmente no comércio de impressão, onde ciano, magenta, amarelo e preto é usado para imprimir separações de cores do processo.

Os arquivos que estão no formato GIF são salvos sem ocorrer perdas quando utilizam paletas de 256 cores assim como o formato PNG também ocorre sem perdas de suas cores, e este padrão foi desenvolvido para a Internet.  O computador trabalha no sistema de 24 bits com três canais com tons de cada cor, como vermelho, verde e azul, e sendo apresentadas em três dimensões formando em um cubo, assim temos 17.777.216 cores no total.

Tendo uma imagem de milhões de cores, sendo necessário fazer  a redução desta imagem, se consegue um melhor resultado realizando o pontilhamento das cores. Este é uma sequência onde o valor de cada uma das cores é transferida para outro valor de cor que seja compatível, onde os pixels são analisados, onde é criado padrão diferentes de cores para assim ser melhor mostrados o padrão original das cores. Sendo importante saber como funciona o conceito de pontilhamento para compreender, captar quando se trabalha com bitmaps.

O algoritmo de Heckbert é um algoritmo de utiliza o corte médio, construído uma tabela tridimensional, este algoritmo é considerado como sendo um dos melhores existentes.