Criando uma API em Kotlin utilizando o framework Quarkus e consumindo a API em Angular
julho 2, 2019Kotlin é uma Linguagem de programação multiplataforma que compila para a Máquina virtual Java e que também pode ser traduzida para JavaScript e compilada para código nativo. Apesar de a sintaxe de Kotlin diferir da de Java, Kotlin é projetada para ter uma interoperabilidade total com codigo Java. Kotlin é oficialmente suportado pela Google para desenvolvimento móvel no Android.
Angular é um framework para construção da interface de aplicações usando HTML, CSS e, principalmente, Typescript, criada pelos desenvolvedores da Google.
Ele possui alguns elementos básicos que tornam essa construção interessante.
Dentre os principais, podemos destacar os componentes, templates, diretivas, roteamento, módulos, serviços, injeção de dependências e ferramentas de infraestrutura que automatizam tarefas, como a de executar os testes unitários de uma aplicação.
Angular nos ajuda a criar Single-Page Applications com uma qualidade e produtividade surpeendente!
Alguns outros pontos dessa plataforma que merecem destaque são o fato de que ela é open source, possui uma grande comunidade, existem várias empresas utilizando e tem muito material de estudo para quem deseja se aperfeiçoar.
UNIDADE 01
REST é um acrônimo para REpresentational State Transfer, ou seja, Transferência de Representação de Estado. O REST é, no final das contas, um estilo arquitetural que podemos utilizar ou não em nossas aplicações. O conceito do REST foi criado pelo norte-americano Roy Fielding. Roy é também um dos principais responsáveis pela especificação técnica do protocolo HTTP. Sim, esse mesmo protocolo que você está utilizando nesse exato momento para visualizar esta página em nosso blog. A idéia do REST é utilizar de maneira mais eficiente e em sua plenitude as características do protocolo HTTP, principalmente no que diz respeito à semântica do protocolo. O resultado disso ao final das contas é, além da utilização mais “correta” do protocolo, um trânsito de informações mais eficiente e, por consequência, mais rápido |
UNIDADE 02
Em pouco tempo de estudos sobre programação web já nos deparamos com a palavra Angular, e quanto mais se estuda mais ela aparece. Até que nos convencemos de que vai ser bacana saber do que se trata.
Aí começa a confusão, pois, o Angular não é mais do mesmo. Fica difícil compreender ele, pois, não dá para fazer boas analogias com o que já conhecemos. Ficam então as perguntas:
O que é Angular?
Como está o mercado para ele? Vale a pena estudar?
É produtivo? Existem bibliotecas para nos auxiliar?
Como criar um ambiente e começar a desenvolver?
UNIDADE 03
O desenvolvimento front end esta evoluindo a passos largos com mudanças frequentes, e, isso faz com que tenhamos que aprender muito mais rápido.
Ao desenvolver usando Angular 4 uma das tarefas mais comuns é usar o serviço Http para acessar o backend.
Nesta unidade criaremos uma aplicação angular e consumiremos uma api em rest, exibindo as informações em uma tabela com Angular Material.
Tem como objetivo criar um projeto em Angular e criação da estrutura base de componentes para o consumo da API. Consumir a API utilizando Angular. Envio de requisição, parser do json de resposta e Implementação do CorsFilters. E listagem em tabela utilizando o Angular Material
MATERIAL DE APOIO
https://imasters.com.br/apis-microsservicos/consumindo-json-via-http-no-angular-js-4
https://www.devmedia.com.br/guia/angular/38245
https://medium.com/angularbr/angular-5-trabalhando-com-rotas-8335617fcdbc
https://blog.caelum.com.br/como-preparar-o-ambiente-e-escrever-seu-primeiro-codigo-com-kotlin/
https://www.infoq.com/br/news/2019/04/redhat-release-quarkus/