Formatos de imagens animadas – Eduardo e Bruno
março 12, 2019O GIF é muito utilizado, principalmente para criar imagens animadas. Esta extensão já foi muito popular na internet e é uma das mais antigas – que já foi motivo de muitas brigas judiciais por conta de direitos autorais.
Seu formato é 8-bit, o que significa que imagens em GIF possuem apenas 256 cores. Portanto, apesar de ser um formato de compressão que não implica em tanta perda de qualidade quanto o JPG, ele traz menos cores e pode distorcer as imagens por conta disso.
GIF perde cada vez mais espaço para o PNG. Este formato, mais novo, também traz compressão de arquivos sem perder qualidade, mas suporta 24-bit, ou seja, um número muito maior de cores está disponível.
Por esta razão, o PNG vem substituindo o GIF, que tanto apareceu em logos para a internet. Ambos suportam imagens com transparência e animações, mas a qualidade do PNG é infinitamente superior.
O PNG é o formato ideal para a internet e, também, para tirar screenshots de sua Área de trabalho.
No entanto, o formato é amplamente usado para efeito cômico. Isto é possibilitado pelo tamanho compacto de imagens em GIF, que mesmo em animações são facilmente carregadas pelos internautas.
Outra característica introduzida no mundo digital pelo GIF foi a inclusão de texto no conteúdo sem que fosse absorvido como parte da imagem. O uso prático em fotografias é limitado, já que o formato possui apenas 256 cores disponíveis.
Por essa limitação, os GIFs ganharam a utilização pela qual são conhecidos. Para um GIF animado, várias imagens são compactadas em uma só, depois, são transmitidas em sequência, que podem criar o efeito de um pequeno filme.
O que é SVG?
O SVG tem sido considerado como “o futuro dos formatos de imagem”. Isto porque permite a ampliação de imagens vetorizadas sem perder a qualidade, mesmo se o redimensionamento for alto. Ou seja, é um formato para grandes imagens.
A sigla significa Scalable Vector Graphics (algo como “vetores gráficos escaláveis”) e o formato foi desenvolvido especialmente para a utilização na internet. O grande diferencial está na possibilidade de ter imagens que não perdem a qualidade, mesmo se forem vistas no celular ou em uma grande tela.
O formato SVG suporta imagens, formas geométricas vetoriais (com informações fornecidas matematicamente e não por pixel, como em outros formatos de imagem) e texto. Os arquivos de conteúdo podem ser compactados livremente, sem o risco de afetar a qualidade, sendo criado um ficheiro especial para o formato.
Desenho vetorial
Por conta do avanço da tecnologia, as empresas desenvolvedoras de formatos e extensões para a web precisam se adaptar aos novos tempos. Esta é a premissa do formato SVG, que trabalha com vetores para a criação de imagens.
Um desenho vetorial é classificado como aquele criado com base em informações matemáticas. Ou seja, contam com pontos, linhas, curvas e outras formas. Tudo isso é gerenciado através de pontos de controle, que determinam a direção dos vetores (conhecidos também por caminhos).
Com isso, o resultado final pode ser redimensionado ou ampliado sem que haja perda de qualidade, garantindo uma boa representação gráfica.
O desenho vetorial contrasta com outra classificação de imagem, chamada de Raster, que utiliza a descrição em cada pixel para chegar ao resultado final. Também há matemática, com cálculos muito complexos, mas a qualidade fica condicionada ao tamanho escolhido
Imagens animadas tipo 3D
O GIF 3D promove um efeito de profundidade, semelhante ao dos filmes 3D que assistimos no cinema, mas dispensam o uso dos óculos para enxergamos. Isso porque o que vemos na tela não é um 3D real, é apenas um efeito óptico.
Devido a algumas características dos GIFs 3D, o nosso cérebro acaba sendo “enganado”, achando que há profundidade na imagem que, na verdade, é apenas 2D. Veja alguns dos exemplos abaixo.
Os GIFs 3D começaram no Tumblr. A plataforma de blogs disponibilizou uma funcionalidade chamada de GIF SET, onde o usuário podia postar vários GIFs de uma única vez.
As imagens eram separadas por linhas brancas. Alguns usuários mais atentos e criativos viram que essas linhas poderiam ganhar uma outra utilidade e não apenas a separação das imagens.
Com o uso da parte branca, eles conseguiram criar os GIFs em 3D, postando falsos GIF SETs na plataforma de blogs e criando uma nova categoria de GIFs.
Como funciona o GIF 3D?
Os GIFs 3D são feitos a partir de truques que enganam nosso cérebro e possuem duas características: uso de duas linhas brancas – dividindo a imagem em três partes – e o fundo desfocado.
Inicialmente, as duas linhas brancas ficam sempre à frente da imagem. Mas o objeto principal do GIF, quando em movimento, se coloca à frente das linhas brancas, cobrindo-as. Ao mesmo tempo, o fundo da imagem fica desfocado, dando mais destaque ao objeto principal.
Assim, a junção desses dois acontecimentos, em questão de milésimos de segundos, faz com que nosso cérebro pense que há profundidade na imagem e entenda o GIF como um GIF 3D, impressionante.