Por que investir em criptomoedas?
novembro 13, 2022Antes de falar sobre os motivos para investir em Bitcoin e outras criptomoedas, vale destacar que criptomoedas são ativos extremamente voláteis. Além de não entregarem rendimentos garantidos, podem sofrer uma variação de preço mais abrupta que as ações, por exemplo.
Outro ponto, economistas e educadores financeiros indicam que caso você tenha uma data para utilizar o dinheiro que pretende investir, o mais recomendado é inserir em um ativo de renda fixa, para não acontecer o que veremos na história a seguir:
“Pedro e sua esposa planejaram fazer um cruzeiro no final daquele ano e para isso iriam utilizar os 12 mil reais que haviam guardado durante todo o ano anterior. No entanto, alguns meses antes da viagem, Pedro viu notícias sobre o bitcoin ter se valorizado mais de 100% durante 2 meses e com base nisso resolveu investir todo o valor da viagem nesse ativo, já que ele imaginou que essa valorização iria continuar.
Infelizmente não foi isso o que aconteceu. No dia de pagar a viagem, os 12 mil reais haviam se transformados em 8 mil e Pedro precisou vender seus bitcoins e complementar com mais 4 mil reais para ele e sua esposa viajarem.”
Com base nesse pequeno conto, podemos ver que o erro foi comprometer em um ativo de risco e extremamente volátil, um dinheiro que já havia uma finalidade e seria utilizado no curto prazo.
Após termos ciência disso, vamos falar sobre os motivos para investirmos em criptomoedas.
– O potencial das criptomoedas:
Uma criptomoeda como o bitcoin, por exemplo, funciona ao mesmo tempo como um sistema de pagamentos descentralizado e também como uma moeda que circula nesse sistema. Apesar de estarmos longe de uma adoção em massa desse método como forma de pagamento, já vemos avanços significativos em sua adoção.
Outra função que as criptomoedas têm exercido é o de reserva de valor no longo prazo. Por funcionarem de forma descentralizada, um governo não pode banir a sua utilização. Não existe um servidor central que possa ser desligado para interromper a circulação das criptomoedas. China é um exemplo de um país que já tentou diversas vezes banir o bitcoin, no entanto, em nenhuma das vezes o país conseguiu interromper de fato a sua utilização.
A escassez do bitcoin é algo que pode alavancar o seu valor. Com um limite total de cerca de 21 milhões de unidades e que até o momento 18 milhões de unidades foram emitidas, essa escassez do ativo irá aumentar seu valor à medida que sua demanda aumenta.
– Seja um pioneiro:
No início da internet, ela também foi questionada sobre a sua possibilidade de dar certo, de ter uma grande adoção pois já existia o rádio e a televisão. No entanto, pessoas como Bill Gates e Jeff Bezos estavam trabalhando e apostando nesse mercado. Como em todos os mercados, as pessoas pioneiras tendem a ser as que mais se beneficiam.
– Negocie a qualquer hora, independentemente da distância:
Criptomoedas proporcionam a liberdade de poder negociar em qualquer dia e horário, diferente do mercado de ações, por exemplo, que tem seus horários limitados pela Ibovespa. As criptomoedas são negociadas em exchanges 24 horas por dia e 7 dias por semana, por serem ativos que circulam livremente, de forma descentralizada pela internet.
Também podemos ver vantagem em relação ao sistemas de pagamento como TED, DOC e boletos, que só ocorrem em dias úteis. No caso do PIX, vemos a vantagem das criptomoedas em não terem um valor limite de transação à noite, igual o PIX tem.